Preservativos

Preservativos


 

O que são preservativos?

Um preservativo é um tubo de material flexível e fino. É fechado numa das extremidades. Os preservativos são usados há centenas de anos para prevenir a gravidez fazendo com que o esperma do homem não fique na vagina da mulher. Os preservativos também servem para prevenir doenças que se transmitem pelo esperma ou pelo contacto com secreções infectadas das áreas genitais, incluindo o VIH. A maior parte dos preservativos adaptam-se ao pénis do homem. Um novo tipo de preservativo foi concebido para ser colocado na vagina da mulher. Este preservativo feminino pode também ser usado para proteger o recto.

 

De que são feitos?

Os preservativos podem ser feitos de pele natural (incluindo carneiro) ou um tipo de borracha. A estes chamam-se "borrachinha". A maior parte dos preservativos são de látex ou poliuretano.

Os preservativos de pele de carneiro podem prevenir a gravidez. Contudo eles têm poros que são suficientemente grandes para deixar passar o VIH. Os preservativos de pele de carneiro não previnem o contágio pelo VIH.

A maior parte dos preservativos são feitos de látex. Os vírus não podem passar através deles. O látex é barato e ser utilizado de várias formas. Têm dois contras: o seu lubrificante pode fazê-los sair e algumas pessoas são alérgicas.

O Poliuretano é uma opção para as pessoas que são alérgicas ao látex. Uma marca de preservativos femininos e masculinos são de poliuretano.

 

Como devem ser usados?

Os preservativos protegem-no durante o contacto entre o pénis, a boca, a vagina ou o recto. Os preservativos protegem-no do VIH e de outras infecções desde que os use correctamente.

  • Guarde os preservativos fora do calor, frio ou pressões excessivas. Não os guarde numa carteira ou no porta-luvas do carro.
  • Verifique o prazo de validade. Não use preservativos fora de prazo.
  • Não abra o invólucro com os seus dentes. Tenha cuidado para que os seus anéis ou jóias não danifiquem o preservativo.
  • Use um novo preservativo de cada vez que pratique sexo, ou quando o pénis passe do recto para a vagina.
  • Verifique o preservativo durante o acto sexual, em especial se notar algo de anormal, se está bem colocado e se não está danificado.
  • Não use um preservativo masculino e feminino ao mesmo tempo.
  • Use Lubrificantes aquosos preservativos de látex, não use lubrificantes oleosos. Os óleos, manteigas, óleos para bebé, vaselinas e outros cremes destroem  o látex.
  • Use preservativos não lubrificados para o sexo oral (a maior parte dos lubrificantes têm um sabor desagradável).
  • Não deite os preservativos na sanita. Eles podem entupir os canos.

 

Usando um preservativo masculino:

  • Coloque o preservativo quando o seu pénis estiver erecto - antes que o seu pénis entre em contacto com a boca, a vagina ou o recto do seu parceiro. Muitos parceiros usam o preservativo demasiado tarde, após alguma penetração inicial. O contacto genital directo pode transmitir algumas doenças. O líquido que sai do pénis antes do orgasmo pode conter o VIH.
  • Se quiser, coloque um lubrificante aquoso na ponta do preservativo.
  • Se não for circuncidado puxe o seu prepúcio para baixo antes de colocar o preservativo. Isto permite que o seu prepúcio se movimente sem danificar o preservativo.
  • Retire o ar da extremidade do preservativo deixando a câmara para o sémen e desenrole o restante do preservativo para baixo do pénis.
  • Não use dois preservativos. A fricção entre os preservativos aumenta as hipóteses de serem danificados.
  • Após o orgasmo, pegue na base do preservativo e retire-o antes que o seu pénis fique mole.
  • Tenha cuidado para não derramar sémen no seu parceiro quando retirar o preservativo.

 

Usando o preservativo feminino:

O preservativo feminino é uma manga ou bolsa com uma extremidade estreita fechada e uma outra mas larga, aberta. Pode ter anéis flexíveis nas extremidades, de acordo com os modelos.

  • Coloque o preservativo no local, antes que o seu parceiro toque na sua vagina ou recto.
  • Para o uso vaginal insira a parte mais estreita tal como inserisse um diafragma. A parte mais larga deverá ficar aberta para proteger os seus órgãos sexuais da infecção.
  • Guie o pénis no sentido da entrada do preservativo para evitar o contacto não protegido entre o pénis e a vagina ou o recto.
  • Algumas pessoas usam o preservativo feminino no recto após remover o anel mais pequeno. Coloque o preservativo no pénis erecto do seu parceiro. O preservativo pode ser inserido no recto ao mesmo tempo que o pénis.
  • Após o sexo remova o preservativo antes de se levantar. Dobre a abertura larga para manter o esperma dentro. Devagar retire o preservativo e deite-o fora.

 

Nonoxynol-9

O Nonoxynol-9 é um produto químico que destrói o esperma (espermicida). Ele pode prevenir uma gravidez quando usado na vagina com o preservativo e outros métodos anticoncepcionais. O Nonoxynol-9 não deve ser usado na boca ou no recto.

Dado que o nonoxynol-9 destrói o VIH num tubo de ensaio, ele foi considerado uma forma de prevenir a infecção pelo VIH durante o acto sexual. Infelizmente, muitas pessoas são alérgicas ao produto. Os seus órgãos sexuais (pénis, vagina e recto) podem ficar inflamados e desenvolver pequenos ferimentos que podem tornar mais fácil ainda a infecção pelo VIH. O Nonoxynol-9 não deve ser usado como meio de prevenir a infecção pelo VIH.

 

Os mitos dos preservativos

Os preservativos não funcionam: Os preservativos previnem muito bem a transmissão do VIH  se forem usados correctamente de cada vez que pratique sexo.

Os preservativos rebentam frequentemente: Menos de 2% dos preservativos rebentam quando usados correctamente: não usar lubrificantes oleosos com preservativos de látex; não usar dois preservativos; não usar preservativos fora de prazo.

O VIH passa através dos preservativos:  O VIH não passa através dos preservativos de látex ou poliuretano. Não use preservativos de pele de carneiro.

 

Para terminar

Quando usados correctamente, os preservativos constituem a melhor maneira de prevenir a infecção pelo VIH durante a actividade sexual. Os preservativos protegem a boca, a vagina ou o recto do esperma infectado. Eles podem proteger o pénis dos fluidos vaginais e do sangue infectado na boca, na vagina e no recto. Eles também reduzem o risco de disseminação de outras doenças sexualmente transmissíveis.

Os preservativos devem ser guardados, usados e colocados correctamente. Os preservativos masculinos são para ser usados no pénis. Os preservativos femininos podem ser usados na vagina ou no recto.


Para mais informação:

Sexo Seguro? Preservativos no banco de ensaio

Prevenção Contra a Sida / Preservativo Feminino

Condomania's World of Safer Sex

Documento de New Mexico AIDS InfoNet

22 January 2004