Question posted by B on 18 November 2007

Cheirar cocaina compartilhando o canudo (de papel ou de dinheiro) com outros usuários pode transmitir Hiv? No caso, a cocaína causa sangramento da mucosa nasal e sangue pode cair no canudinho e na cocaina e outro que cheira depois pode pegar hiv? Alguns profissionais isso aqui no Brasil. Sei que hepatite pode se pegar assim, mas hiv? Desculpe estar escrevendo essa pergunta de novo mas será muito azar se eu tenho risco de pegar hiv dessa forma. parei com as drogas há algum tempo mas me lembro de uma vez que compartilhei o canudo. ainda não existia essa informação.



Answer posted by Victor Bezerra on 20 November 2007

Caro B:
Sempre que há contacto directo entre sangue de uma pessoa seropositiva para o VIH e o sangue de outra pessoa não infectada a possibilidade de contágio existe. Ora se usar o \"canudo\" de imediato e tiver ulcerações na mucosa nasal esse contacto \"directo\" pode ser fonte de contágio.
Já o facto de ser usado papel dinheiro que tenha estado em contacto há algum tempo com uma pessoa seropositiva não é fonte de contágio para VIH mas poderá sê-lo efectivamente para as hepatites e outras doenças semelhantes.
Um Abraço
Dr. Victor Bezerra